Você sabe qual é o seu PÚBLICO?

Quando tratamos de comunicação eficaz, um aspecto fundamental e que está presente em todas as situações é a de que: comunicar envolve, principalmente, pessoas! É óbvio? Sim, é. Porém, muita gente esquece disso na hora de produzir ou pensar estratégias.

Além de saber o que vai comunicar (conteúdo) é importante pensar e se perguntar: qual o público que receberá a mensagem, para quem estou falando e como ajustar minha mensagem, de maneira que o público compreenda e seja motivado (movido para uma ação), a partir do que estou comunicando?

Perguntar-se sobre a compreensão e para qual publico é, por exemplo tirar o foco daquilo que estamos produzindo com base exclusiva no que queremos dizer e pensar em como dizer, como chamar a atenção e despertar interesse. Adaptar a sua mensagem para cada público é pensar numa comunicação mais eficiente não apenas nas redes sociais. Conhecer o público a quem se comunica qualquer informação, seja para fortalecimento de sua marca, para seu ‘branding’ pessoal, para palestras, aulas ou para vender mais, facilita muito qualquer estratégia e planejamento.

Quando se consegue entender o que o público quer, sua comunicação abre caminhos, alcança apoios, promove empatia e mudança de atitudes.

Além de compreender o público, um exercício importante é se perguntar, a todo o instante, se o que tenho para dizer se ajusta a cada tipo público e se atende à alguma necessidade destas pessoas. Isso é válido para os diferentes espaços, sejam eles físicos ou no ciberespaço (sites, mídias sociais e outras plataformas digitais).

Saber sobre público vai torna todo o restante da sua estratégia mais fácil.

Então, já parou pra pensar se você está ajustando a sua comunicação para cada público e mesmo se você conhece qual o seu público-alvo ou persona? Conta aqui nos comentários!