Empresas e Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho) é uma data interessante para trazer algumas reflexões para quem trabalha com marketing e a comunicação estratégica corporativa: afinal, as empresas têm tido realmente alguma preocupação sobre impactos dos negócios no meio ambiente? É possível, mesmo para uma pequena empresa, atrelar a sua marca a uma postura responsável com o meio ambiente em termos de conteúdo midiático?

A resposta nos dois casos é: SIM e vamos explicar como e porquê.

Todas as decisões  de uma empresa impactam de uma forma ou de outra no meio ambiente. Mesmo as empresas que não adotem projetos ambientalmente responsáveis, se não há uma preocupação, por exemplo no consumo de energia, de água ou até do simples papel isso, por si só, já produzem algum tipo de impacto ambiental. Porém, ao adotar uma iniciativa que seja economicamente viável para a empresa, reduzindo o consumo ou os custos mediante a economia destes ítens, não significa dizer que a empresa é ambientalmente responsável. 

Há uma grande diferença e os clientes que adotam uma postura de consumo responsável e menos agressiva ao meio ambiente são bem informadas e não são facilmente convencidas a adquirir produtos e serviços que ‘vendem’ uma falsa proposta de responsabilidade ambiental. Mas, as empresas que assumem a postura de planejar e executar ações ambientalmente mais responsáveis conquistam, não apenas a parcela mais consciente de clientes, como também abrem espaço para uma gama de novos clientes (tanto que não conheciam o produto/serviço, quanto em termos de idade) e que colocam este tema como primordial para suas decisões de consumo.

A pesquisa Environment Research, realizada pela Tetra Pak, baseada em respostas de 6.500 pessoas em 13 países mostrou em 2018 que no Brasil, 95% dos entrevistados acreditam que as questões ambientais devem ganhar ainda mais relevância nos próximos anos e 47% dos consumidores procuram os selos ambientais como o de reciclagem de embalagens, reflorestamento entre outros, antes de decidir pela compra de produtos e bens.

Planejar e executar ações antes de pensar em conteúdo é o primeiro passo: pode ser internamente com a troca de embalagens, coleta seletiva de resíduos, ajudar projetos sociais que tenham impacto ambiental em comunidades, contribuir para o plantio de árvores nativas de cada bioma, incentivar projetos científicos que tragam soluções ambientais para as empresas ou comunidades, substituir itens de produção que consomem e prejudicam por outros que não agridem o meio ambiente, vender produtos que não testam com animais, vender produtos com base vegana, são algumas das iniciativas que unem empresas à responsabilidade ambiental. 

Há muitas formas de atuar e claro é preciso ver se o seu segmento de negócio, seja como proprietário (a), gestor (a) ou membro de uma equipe que pense de forma estratégica, que aspectos ambientais podem ser unidos à esta empresa, partindo sempre dessa postura verdadeira diante da causa. Somente depois de pensar e planejar é fundamental conseguir criar conteúdos interessantes (fotos, vídeos, textos sobre como a empresa está engajada), para comunicar aos clientes e possíveis clientes, como a empresa tem se colocado de maneira a colaborar para o meio ambiente.